terça-feira, 20 de maio de 2008

Contar...

Esta será a minha última postagem neste blogue (ou talvez não).
Gostei muito de fazer parte deste projecto,não só por o tema me interessar (a influência dos contos infantis no desenvolvimento do indivíduo), mas também porque pude despertar para questões que até então me eram desconhecidas.
O que mais apreciei foi, sem dúvida, descobrir tantas significações ocultas e profundas num simples conto infantil, ainda que, confesso, nunca teria sido capaz de as identificar sozinha, isto é, sem o auxílio do livro "A psicanálise dos Contos de Fadas", de Bruno Bettelheim. Talvez isto se deva ao "problema" comum a tantas pessoas que apenas vêem o óbvio nas mensagens, seja dos contos infantis ou outras. De qualquer modo, sinto-me agora mais preparada para interpretar além do superficial ou banal.
Admito que, até ao início da realização do nosso trabalho, não me era muito familiar o uso de um blogue como espaço privilegiado para a partilha do saber. Foi com agrado que vi nele reunidas duas características que considero fundamentais, a de divertir e, é claro, a de transmitir conhecimentos, harmoniosamente interligadas.
Um projecto que atinge o final (feliz) coloca-nos perante dois sentimentos algo contraditórios: a satisfação pela missão cumprida e uma certa nostalgia relativamente às experiências vividas...
Muito ficou ainda por contar. Várias outras histórias deveriam ter merecido a nossa atenção, mas houve que seleccionar. O nosso desafio ficará por enquanto interrompido.

Contar...
O próprio verbo é bonito
Porque se conta com palavras, porque as
palavras são da vida, cada um vai
contando o seu conto ao fim: às
vezes a história é interrompida, fica
por contar...

(Matilde Rosa Araújo)

Sem comentários: