terça-feira, 25 de março de 2008

O Sexo e os Contos


Como já puderam dar conta pelo último post, temo-nos supreendido realmente com as interpretações do significado dos contos pelo senhor Bruno Bettelheim. Isto, porque ao contrário do que estávamos à espera, a simbologia a nível sexual marca grande presença nestas. No trabalho final, as mais importantes vão surgir transcritas, adaptadas ou de forma subtil, contudo não estarão lá todas pois o projecto está mais direccionado para o desenvolvimento a todos os níveis do ser humano e não só a nível sexual, desde que assimila o conto, até às suas acções.

Assim sendo, vamos dar alguns exemplos significativos:

- Há uma mensagem edipiana alojada em Hansel & Gretel, em que estes comem a casa de broas que simboliza a sua mãe, ou seja, na prática estão a ingerir oralmente a progenitora, revelando até certo ponto os seus instintos primários, nomeadamente o sexo.

- N'A Gata Borralheira damo-nos conta de que o grau de feminidade desta é superior ao das irmãs pois o seu pé cabe no sapato. O sapato (que na versão original é um chinelo) é apertado e local de inserção de uma parte do corpo, simbolizando a vagina. As irmãs têm pés demasiado grandes para o sapato e cortam-nos tentando cortar a sua masculinidade (metaforicamente o falo inexistente).

- N'O Capuchinho Vermelho o capuz desta cor simboliza a menstruação, a passagem da criança do sexo feminino para o estado púbere, sendo enviada por um caminho mas sucumbindo à tentação do instinto próprio e enveredando pela floresta, onde encontra o lobo, símbolo do masculino, que a tenta demover da sua tarefa e "comer".

- Em Jack e o Feijoeiro Gigante o feijoeiro tem forma fálica e traduz a virilidade e coragem do personagem principal para alcançar as suas ambições.

1 comentário:

janita disse...

olá! Acabei de ler a vossa última actualização, muito pontual, convenhamos!(Assim mesmo é que é!).
Quanto ao conteúdo, é notório que a investigação prossegue dentro dos propósitos iniciais, desta feita orientada por uma leitura ainda mais freudiana do imaginário e simbologia dos contos!!!...Relativamente à forma, sugiro que releiam a parte final do texto introdutório para a melhorarem e lembrem-se das palavras da família de privilégio, privilegiar,... que às vezes nos enganam. Até mais logo e continuem bem. A prof Maria João .