terça-feira, 11 de março de 2008

Embora não estejamos ainda oficialmente de férias, terminaram hoje as aulas de Área de Projecto. Este segundo período foi especialmente dedicado à análise de contos. Ficámos muito surpreendidos com toda a simbologia e metáforas que podem estar por detrás de um conto infantil.
Descobrimos, por exemplo, que a menina do capuchinho vermelho pode, afinal, não ser tão inocente como pensávamos e que o lobo é nada mais que uma metáfora, representando um sedutor.
Revelou-se para nós interessante verificar a contradição existente entre o público-alvo das histórias infantis, que são as crianças, e o forte cariz sexual que as caracteriza.
Deveras fundamental foi a nossa iniciação em acções de intervenção na comunidade (no Infantário e no Hospital), e, até mesmo, o despertar para o voluntariado.
Também o facto de termos trabalhado num contexto de autonomia e auto-responsabilização contribuiu determinantemente para a nossa formação.
Apesar de grande parte do conteúdo do trabalho já estar realizado, o terceiro período afigura-se tão, ou mais, trabalhoso. Ao longo deste, estaremos a tratar de toda a parte gráfica do projecto, mas também do capítulo "O Conto Português", para o qual já dispomos de alguma informação.
Sentimo-nos satisfeitos com o trabalho desenvolvido e ainda mais motivados para a fase que se segue, porque sonhámos e acreditámos desde o início no nosso projecto.

“(…) Se os homens fizeram tudo o que pensaram
Sonharam bem antes de o realizar
E se o conseguiram foi porque o sonharam
Sonhos que ninguém quis acreditar

E os contos de fada sempre repetidos
De velhos e novos pelas gerações
Traziam em si sonhos escondidos
Que os Homens guardavam em seus corações.”


(poema anónimo, a integrar na Introdução do nosso trabalho final)

2 comentários:

janita disse...

Eu também acreditei e continuo a acreditar no vosso projecto.Invistam sempre...no trabalho,...no blogue..., mas, especialmente na vida e no mundo!
BOOAAAS FÉEEERIAAS!!!A prof maria joão andrade

Nessuno disse...

Obrigado pelo apoio incondicional e pela atenção prestada a todo o trabalho que desenvolvemos até agora! Se assim não fosse, seria bem mais difícil.

BOAS FÉRIAS!