terça-feira, 30 de outubro de 2007

Necessidade vs Desejo


No conto Hansel & Gretel, adaptado pelos irmãos Grimm, podemos verificar uma oposição entre os desejos primitivos da criança e as suas necessidades mais básicas.
Quando na história, os irmãos não conseguem regressar a casa, a fome toma conta deles, sendo encarada como uma necessidade primária, que necessita satisfação antes de qualquer outra coisa. Assim, o desejo de voltar à segurança e abrigo da sua casa passa para um segundo plano.
A comida é então a solução para o problema, o que nos remete para o instinto primitivo de sobrevivência do Homem, em que só após a satisfação das carências vitais, consegue lutar pela realização de carências secundárias, mas não menos importantes. Hansel e Gretel foram abandonados pelos pais face à impossibilidade destes lhes poderem propocionar bens básicos como a alimentação. Deste modo, a casa de broas torna-se mais aliciante que o próprio regresso a casa.
Bettelheim sugere ainda que "A criança tem de aprender que, se não se libertar destes desejos, os seus pais ou a sociedade a forçarão a fazê-lo contra sua vontade". A casa de broas surge como um impedimento do retorno a casa feito pelo mundo, numa tentativa de eles cairem na realidade do abandono dos pais, sabendo que a determinada altura, teriam que subsistir por si e largar o tão acolhedor conforto do lar. Isto porque a casa é simbolicamente o corpo da mãe que amamenta o seu filho. A casa de broas é "a boa mãe", aquela que satisfaz a necessidade biológica do seu filho. As crianças não se importam então de desapossar qualquer outra pessoa (comendo-lhe a casa), já que elas próprias foram abandonadas e entregues aos seus problemas.
Hansel & Gretel surge como uma reflexão da necessidade primitiva do homem sobreposta à capacidade de atingir os seus objectivos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Velho, o Rapaz e o Burro

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Piaget e o Desenvolvimento Infantil




Existem várias teorias respeitantes ao desenvolvimento psicológico das crianças, entre as quais se encontra a defendida por Piaget.


Segundo Piaget existem quatro estádios de desenvolvimento: o estádio sensório-motor (0-18/24 meses), o pré-operatório (2-7 anos), o estádio das operações concretas (7-12 anos) e das operações formais (11/12-15/16 anos).
Sabendo que a partir dos 18/24 meses de idade a criança inicia a aprendizagem da língua (estádio pré-operatório), e que a motivação por parte dos pais favorece o enriquecimento do vocabulário, é de notar a influência positiva de contos e histórias neste período da vida infantil. Assim, a leitura de histórias ao deitar, além de priveligiar uma relação entre pais e filhos, constitui um acto pedagógico importante no desenvolvimento intelectual da criança garantindo que esta cresça e progrida nos vários estádios de uma forma produtiva.

É então de notar a importância do conto como um estilo literário vital e construtivo, com uma responsabilidade acrescida no que diz respeito à definição do "sujeito e da sua individualidade".

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Simbologia da "Madrasta"

A madrasta é uma personagem frequente nos contos infantis. Mas que simbolizará esta figura?
O que estará para além da beleza exterior e da maldade interior?

Quando pequenas, as crianças atravessam uma fase em que as meninas rivalizam com a mãe, desenvolvendo uma relação de maior cumplicidade com o pai, sendo que com os rapazes sucede o contrário - Complexo de Édipo -. Assim, na fantasia edípica da menina, a mãe apresenta duas vertentes: a mãe maravilhosa e boa (pré-edípica), e a madrasta edípidica. A madrasta é portanto alguém que rivaliza com a menina e compromete a sua relação com um personagem do sexo oposto, que no conto é o príncipe e na vida real é o pai.
O facto de serem sempre referidas madrastas em vez de padrastos deve-se à tradicional crença de que o pai permanece mais tempo fora de casa do que a mãe. Assim, a morte/separação desta causa na criança um maior impacto do que a separação de uma pessoa que não está tão presente.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Welcome to a Fairytale World

Este Blogue surge no âmbito da área não disciplinar Área de Projecto, com o objectivo de divulgar a nossa pesquisa acerca do tema "A Influência dos Contos Infantis no Desenvolvimento do Indivíduo".
O trabalho tem como intenção tentar perceber a componente psicológica patente nas histórias infantis tradicionais, a sua intervenção no modo como as crianças interagem entre si, com o mundo, com a sociedade/meio onde vivem e também a interpretação que fazem da simbologia neles contida.


"A Fada Azul" de Paula Rego