terça-feira, 23 de outubro de 2007

Piaget e o Desenvolvimento Infantil




Existem várias teorias respeitantes ao desenvolvimento psicológico das crianças, entre as quais se encontra a defendida por Piaget.


Segundo Piaget existem quatro estádios de desenvolvimento: o estádio sensório-motor (0-18/24 meses), o pré-operatório (2-7 anos), o estádio das operações concretas (7-12 anos) e das operações formais (11/12-15/16 anos).
Sabendo que a partir dos 18/24 meses de idade a criança inicia a aprendizagem da língua (estádio pré-operatório), e que a motivação por parte dos pais favorece o enriquecimento do vocabulário, é de notar a influência positiva de contos e histórias neste período da vida infantil. Assim, a leitura de histórias ao deitar, além de priveligiar uma relação entre pais e filhos, constitui um acto pedagógico importante no desenvolvimento intelectual da criança garantindo que esta cresça e progrida nos vários estádios de uma forma produtiva.

É então de notar a importância do conto como um estilo literário vital e construtivo, com uma responsabilidade acrescida no que diz respeito à definição do "sujeito e da sua individualidade".

Sem comentários: